O Poder do Mito - Documentário



O Poder do Mito é o fruto de uma série de conversas mantidas entre Joseph Campbell e o destacado jornalista Bill Moyers, numa brilhante combinação de sabedoria e humor. O casamento, os nascimentos virginais, a trajetória do herói, o sacrifício ritual e até os personagens heróicos do filme Guerra nas Estrelas são aqui tratados de modo original. Campbell afirmava que os mitos passados nos ajudam a compreender o presente e a nós mesmos.. - Joseph Campbell 'Dizem que o que todos procuramos é um sentido para a vida. Não penso que seja assim. Penso que o que estamos procurando é uma experiência de estar vivos, de modo que nossas experiências de vida, no plano puramente físico, tenham ressonância no interior do nosso ser e da nossa realidade mais íntimos, de modo que realmente sintamos o enlevo de estar vivo...' 'Nunca encontrei alguém que soubesse contar melhor uma história do que Joseph Campbell. Escutando-o falar sobre as sociedades primitivas, foi transportado às largas planuras sob a imensa cúpula do céu aberto, ou à espessa floresta sob o pálio das árvores, e comecei a entender como as vozes dos deuses falavam através do vento e do trovão, e como o espírito de Deus flutuava em todo riacho da montanha, e toda a terra florescia como um lugar sagrado - o reino da imaginação mítica.' - Bill Moyers




Os  seis episódios podem ser vistos no link acima.



Título Original: Joseph Campbell and the Power of Myth
Idioma: Legendado (PT-BR)
Ano: 1988

A Mensagem do Mito

Campbell compara as histórias sobre a criação (Gênese e de outras religiões) e analisa como os mitos de outrora podem não mais atender nossas necessidades atuais.

A Saga do Herói

Explora nossa relação com o heroísmo, como parte integrante de todas culturas. Campbell nos desafia a ver uma jornada heróica em nossas vidas.

Os Primeiros Contadores de Histórias

Campbell discute a importância de aceitar a morte como um renascimento, como na história de Cristo, no ritual de passagem das sociedades primitivas e o mito do búfalo. Ele também analisa o declínio desse ritual na sociedade contemporânea.

Sacrifício e Felicidade

Campbell discute o papel do sacrifício no mito, que simboliza a necessidade do renascimento. Ele enfatiza a necessidade de cada um encontrar o seu lugar sagrado neste mundo tecnológico e acelerado.

O Amor e a Deusa

Campbell fala sobre o amor romântico, começando pelos trovadores do século 12. Ele questiona a imagem da mulher, como deusa, virgem, a Mãe Terra.

Mascara da Eternidade


Agradecido ao Cine Documentário pelo post.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.